sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SITE DO TRABALHO DO MOVIMENTO EMAUS EM TERESINA FUNDADO POR PE. JOÃO PAULO.


No site: http://ceutagecomceut.blogspot.com/2008/11/movimento-emas-pequenos-passos-de-um.html informa o trabalho do movimento Emaús que é uma ONG que tem como objetivo montar grupos comunitários para recolher materiais recicláveis, consertá-los e revendê-los para as populações carentes por preços baixos. Foi fundado em 1949 na França e hoje existe em mais de 40 países. No Brasil, oito Estados já contam com o movimento, inclusive o Piauí, onde chegou em 1997.Em Teresina há dois grupos, um voltado para a reciclagem e outro que trabalha com a parte agrícola. Através de doações, os Emaús vão juntando materiais suficientes para reformarem e venderem a preços acessíveis para as populações carentes. Antônio Francisco Silva, presidente da ONG em Teresina, disse que “através das doações da população o movimento tende a crescer, e tudo o que vier para o bem da comunidade é bem vindo. Somos um grupo da Igreja católica, mas todas as igrejas ajudam, sejam católicas ou não. Não recebemos ajuda de políticos, mas aquele que vier ajudar será bem vindo, mas sem compromisso, a ajuda é para a comunidade”.O dinheiro arrecadado é dividido entre os participantes, sendo que uma parte é destinada para pagar as despesas e a outra é dividida entre os trabalhadores. Eles fazem um bazar a cada duas semanas ou a cada mês, e os materiais reciclados são vendidos a um preço bem acessível. Como exemplo, um guarda-roupa custa 30 reais. “A minha maior satisfação é a de servir cada um que precisa da gente. E o meu maior objetivo é poder dizer que cada um que trabalha nesse projeto consegue ganhar um salário mínimo”, conta Antônio Francisco Silva.Hoje o grupo é uma alternativa para quem não tem emprego, pois ainda não dá condições para que os participantes sobrevivam com o dinheiro arrecadado. De acordo com Antônio Francisco Silva, “antes eu não tinha meus dez reais, mas hoje eu já tenho meus dez reais todo mês. Antes eu não tinha cinqüenta reais, mas hoje eu já posso conseguir”.Os livros recebidos através das doações não são vendidos, pois já existe uma biblioteca e uma sala de reforço para quem quiser estudar. Francisca, trabalhadora dos Emaús, voltou a estudar após 24 anos e relata que “já temos três crianças do bairro que vem todos os dias ter aula de reforço e usar nossos livros”.Antônio Silva resume o trabalho do movimento em vontade e sonho, dizendo que “é tão bom quando a gente tem a vontade. É ruim ver gente que tem tantas coisas e não tem vontade. Ter vontade e sonhar acordado é uma realização, agora você não ter vontade ou sonhar dormindo é uma tristeza, pois todo sonho dormindo não acontece”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário