sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BOLETIM INFORMATIVO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO NOLASCO



(AGOSTO DE 2009)

Estamos muito otimistas com os trabalhos que estamos realizando aqui na paróquia de São Pedro Nolasco:

1. Estamos fazendo quinzenalmente encontros de avaliação, planejamento e estudo com coordenadores de pastorais e também estudo para a equipe de liturgia que são formados por Ministros da Eucaristia e pelos corais.

2. Dia 02 foi investido em nossa paróquia novos 4 ministros extraordinário da comunhão para dar prioridade no atendimento aos doentes dos bairros Cariri e Matadouro.

3. Já faz 03 meses que tem 60 jovens carentes da paróquia em nosso salão fazendo cursos profissionalizantes de informática e manutenção de computadores, ainda recebem uma bolsa para ajuda aos estudos no valor R$ 100,00.


4. Estamos concluindo melhorias na casa paroquial por meio de campanha financeira, onde
- Foi pintada a frente da casa
- Feito estrutura para uma horta com 7 canteiros
na casa paroquial para ser plantado verduras e
remédios caseiro.
- Foi aumentado o muro e posto grampos de
segurança em cima dos mesmos
- Foi colocado piçarra fora dos canteiros para não nascer mais mato.
- Foi lavada as duas caixas d’agua dia 05/08/2009
(Maioria dessas obras é feita também pelo padre para economizar dinheiro no pagamento de trabalhadores)


5. Estamos fazendo reforma na igreja, como mudança de uma parte do piso existente para antiderrapante, pondo ventiladores próximos das pessoas, repondo as lâmpadas queimadas e breve será pintado à igreja por fora e por dentro.

6. Esta sendo encaminhando projeto de reciclagem de objetos usados que as pessoas não queiram mais usar em sua casa para gerar emprego e renda, no modelo do “Movimento Emaus”, que dei o incentivo e foi bem aceito em Teresina e vem gerando emprego para 14 famílias, aqui já tem umas 20 mulheres interessadas em trabalhar, onde os grupos de PROJOVENS já se disponibilizaram em prestar apoio no inicio desse trabalho.


7. Estamos freqüentemente recebendo doações para distribuir ou ser usado pelos mais pobres tanto do governo estadual como da “Caritas internacional”.
- Foram distribuídas kit de limpeza para 140 pessoas mais pobres
- 70 pessoas carentes receberam filtros que distribuímos a noite depois deles participarem da missa e da organização da biblioteca da paróquia.
- Foi criada uma biblioteca para jovens e adolescentes usarem para seus estudos por meio de doações pela secretaria de educação do estado de cerca de 4 a 5.000 livros.
- Faremos um curso de informática para jovens carentes, estamos encaminhando solicitação de estagiários da UESPI com quatro computadores doados pelo órgão do estado, DETRAN.
- Recebemos do Armazém Paraíba 3 ventiladores, montamos uma nova tubulação de água e compramos cx d’agua para ser usado 1 banheiro e recebemos parte do recurso da compra de um bebedouro para se usado no salão paroquial e dar mais conforto às reuniões, encontros e cursos.


8. Tenho cerca de 250 Dvds na secretaria paroquial onde tem filmes bíblicos, de Santos e históricos para serem alugado para os interessados por um preço simbólico e assim aumentar nosso conhecimento sobre a Bíblia, e a vida dos santos e nossa cultura geral de forma fácil de assimilar.


9. A Secretaria de Educação do Estado me ofereceu para que eu implante 25 turmas de alfabetização de de jovens e adutos tanto nas comunidades rurais como urbanas nas duas cidades em que estou trabalhando e assim irá gerar 25 emprego para os educadores em que ja estou convidando para trabalhar nesse projeto.


10. Estão sendo realizados neste mês de agosto aqui no salão paroquial, cursos pela prefeitura de Campo Maior, de: fabricação de desinfetante, redes, bombons de chocolate, sobremesa, salgadinhos, sabão líquido e etc...

Pe. João Paulo Carvalho e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário