terça-feira, 11 de agosto de 2009

HOMILIAS DOS DOMINGOS


Domingo 16/08/2009: ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Cor Litúrgica: Branca


1ª Leitura: Apocalipse 11, 19; 12, 1. 3-6. 10 Salmo: 44(45)2ª Leitura: 1 Coríntios 15, 20-27Evangelho: Lucas 1, 39-56




Evangelho:Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.A Canção de MariaEntão Maria disse:- A minha alma anunciaa grandeza do Senhor.O meu espírito está alegrepor causa de Deus, o meu Salvador.Pois ele lembrou de mim,sua humilde serva!De agora em diante todos vão me chamar demulher abençoada,porque o Deus Poderosofez grandes coisas por mim.O seu nome é santo,e ele mostra a sua bondadea todos os que o tememem todas as gerações.Deus levanta a sua mão poderosae derrota os orgulhososcom todos os planos deles.Derruba dos seus tronos reis poderosose põe os humildes em altas posições.Dá fartura aos que têm fomee manda os ricos emboracom as mãos vazias.Ele cumpriu as promessasque fez aos nossos antepassadose ajudou o povo de Israel, seu servo.Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraãoe a todos os seus descendentes,para sempre.Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.




Comentário do Evangelho


Visitação A cena da visitação de Maria a sua prima Isabel é exclusiva de Lucas. A narrativa desenvolve-se em torno de dois conteúdos teológicos: o primeiro, é afirmação da subordinação de João Batista a Jesus desde o ventre materno; o segundo, é a apresentação sumária do projeto salvífico de Deus. Em uma cena que sugere dinamismo e presteza, Maria vai, apressadamente, percorrendo montanhas, até a cidade e a casa de Isabel. A presença de Jesus no ventre de Maria faz o menino (João) exultar no ventre de Isabel, e esta fica repleta do Espírito Santo. Ela reconhece que Maria é a mãe do Senhor. As palavras de Maria, em seu cântico, resumem o projeto de Deus. Ela é a escolhida para participar de maneira grandiosa no projeto de Deus, a partir da sua maternidade. E o seu Deus é o Deus misericordioso que vem libertar os pobres do jugo dos ricos poderosos. Na primeira leitura, em um combate celestialno estilo apocalíptico judaico marcado pelo dualismo, aparece a figura da mulher cujo filho vence o dragão. A tradição identifica esta mulher com Maria. Na segunda leitura, Paulo apresenta a ressurreição como a vitória da vida sobre a morte. Conforme a tradição da Igreja sobre a Assunção de Maria, ao terminar sua vida terrena, ela permanece participando da vida divina. Fica, assim, em evidência a continuidade da vida presente, no mundo, com a vida eterna na comunhão de amor com Deus. Esta continuidade, que já acontece com Jesus, nos é dada pela graça de Deus.Oração:Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário