terça-feira, 11 de agosto de 2009

MENSAGENS SOBRE ESPIRITUALIDADE DA CRUZ DE S. LUIS DE MONTFORT


Sua espiritualidade temos seguintes fundamentos:


1-Reproduzir a imagem de Cristo Crucificado em nós.


2- Faze-lo través e por meio de nossa consagração a María como escravo de amor.Em outras palabras: viver a Cruz Redentora a través de María.


Toda sua vida foi firmada no desejo de: “adquirir a sabedoria eterna que é Jesús Cristo, Filho de Deus e Filho de Maria.”Optou por uma condição radical de vida formulada como “a santa escravidão”, voluntária de amor a Virgen Santísima, Gestora de Cristo.


Sua Santidade João Paulo II foi um grande devoto de Monfoet, foi dele que tomou o seu lema”Totis Tuus” ( Todo de Maria).


“Aos Amigos da Cruz”São Luis Maria Grignion de Montfort


(Resumido pelo Padre Jordi Rivero – Tradução e adaptação José Alexandre Faria – Coordenador Geral Projeto Crescer)




O tratado de São Luis Maria sobre a necessidade e da prática da Cruz está repleto de sabedoria divina, necessária para a santidade e também recusada por quase todos. Aqui se encontra o segredo para ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.O santo escreveu uma carta em 1714 para a Associação dos “Amigos da Cruz” que ele mesmo fundou. Foi escrita enquanto São Luis Participava de um retiro onde se meditava a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, em um momento de silêncio e reflexão. Seu propósito era ajudá-los a ver a centralidade da Cruz e como vivê-la.
RAZÕES PARA SER AMIGO DA CRUZ:
Para ser outro Cristo ( Gálatas 2,20).-Um homem escolhido por Deus.- Entre mil pessoas que vivem segundo os sentidos e a razão, vive com a luz pura da fé e um amor verdadeiro a Cruz.- É um homem pela terra como estrangeiro- Combate no mundo porém não foge dele. Para estar Unidos.Os amigos da Cruz são mais fortes que os exércitos de mundo. Os demônios se unem para perdê-los, se unem para derrubá-los.Os avaros se unem para fazer negócios, unam-se vocês para conquistar os tesouros da cruz. Para triunfar sobre o demonio, o mundo e a carne.
Com o amor às humilhações se derruba o orgulho de Satanás
Com o amor a pobreza, se triunfa sobre a avareza do mundo.
Com o amor a dor, se mortifica a sensualidade da carne.
Reflexão
Tens verdadeiro desejo e vontade de viver assim, com a graça de Deus, com o poder da Cruz e de Nossa Senhora das Dores?
Utilizas os meios necessários para consegui-lo?
Tens entrado no verdadeiro caminho da vida, que, é o caminho estreito do Calvário ou vais, sem dar conta, cedendo o caminho largo do mundo que conduz a perdição?
Sabes que existe um caminho que ao homem se parece reto e seguro, porém na realidade leva a morte?3
Sabes distinguir com certeza entre a voz de Jesus e sua graça e a verdade do mundo e sua natureza?
“O que me segue não andará nas trevas” (Jo 8,12) “Animo Eu venci o mundo” (Jo 16,33)
Os dois LADOS: 1- O LADO DE JESUS CRISTO 2- O LADO DO MUNDO E DO DEMÔNIO
O lado de Jesus Cristo:
A Corrupção do mundo se opõe a este caminho, tornando-o estreito. Porém Jesus vai adiante, descalço, coroado de espinhos, seu corpo ensangüentado e carregando sua pesada cruz.O número dos eleitos é menor do que se pensa (Mt 20,16; Lc 13, 23-24). Somente os esforçados e os violentos ganharão o céu (Mt 11,12). Só o que segue um pequeno rebanho (Lc. 12,32) por que sua voz não se pode ouvir em meio do tumulto do mundo ou por que se carece de valor necessário para segui-lo na pobreza, as dores, as humilhações e demais cruzes que é preciso levar para servir ao Senhor todos os dias.“Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele” (ver: Rom. 8,9).“Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências." (Gal. 5,24)."Ou somos imagem vivas de Jesus Cristo ou nos condenamos"."O Servo não é maior que seu Senhor" (Jo 3,16).O Bando do Mundo e do demônio:Os mais importantes do mundo correm atrás dele. As multidões vão pelo caminho largo atraído pela aparência esplendida e brilhante. Buscam o mais fácil e prazeroso.Para manter-se em seu engano se dissem: “Deus é bom e não nos condena. Deus não proíbe as diversões. Não nos condenaremos por issso. Fora os escrúpulos! “Não morrereis” *(disse a serpente no paraíso a Eva, enganando-a sobre as conseqüências do pecado) ( Gen. 3,4).Quase todos abandonam a Jesus no caminho da Cruz. Os do mundo vêem a Cruz como loucura, os judeus se escandalizan dela ( 1 Cor 1,23), e nós seus filhos, vivificados por seu Espirito, também nos fazemos inimigos da Cruz ( Fl. 3,18). “Também vós quereis quereis ir?”(Jo 6,67).“Este tempo deprecia a pobreza de minha Cruz para correr atrás das riquezas, se esquiva das dores de minha Cruz para buscar os prazeres, odeia as humilhações de minha Cruz para buscar as honras. Querem conformar-se com este tempo” ( Rm 12,22).Tenho aparentemente muitos amigos que asseguram amamar-me, porém no fundo me entristecem, por que não amam minha Cruz. “Tenho muitos amigos de minha mesa e muitos e poucos amigos de minha Cruz”. Não nos deixemos arrastar pelos sentidos como Eva. Olhemos o autor e consumador de nossa fé (Hb 12,2), Jesus Criato Crucificado. Fujamos da corrupção do mundo.
MANDAMIENTO DE JESUS PARA A PERFEIÇÃO CRISTÓSe alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.”(Mt 16,24 Lc 9,23)A perfeição cristã consiste em 1-Em querer ser santo: "Se alguém quiser vir comigo",2-Em abnegar-se: "que renuncie-se a si mesmo",3-Em sofrer: "tome sua Cruz"4-En obrar: “e me siga"1-Em querer ser santo: "Se alguém quiser vir comigo":"Se algém quiser vir comigo". Não disse “os que querem”, oara indicar que são poucos os que buscam levar a Cruz. Portanto é muito reduzido o número dos que se salvam . (As Escrituras e los santos, como exemplo: S.Basilio, S. Efrém, S. Simão o Estilita, S.Teresa de Ávila, S. Agustínho, Sto. Tomas Aquino concordam neste ponto.O conhecimento prático do Mistério da Cruz se comunica a poucos.“A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, porém a eles não” (Mt 13,11).Há falta de vontade:“Querer ir com Jesus (“quem quiser vir comigo”), ou seja, que tenha uma vontade sincera, firma, decidida. Não por instinto natural (por impulso), rotina, egoísmo ou respeito humano, e sim pela graça do Espírito Santo.Aqueles que não tem tal determinação somente com um pé. “A Cruz se deve levar amar com o coração generoso e de boa vontade”.“Uma pessoa sem vontade é o mesmo que uma ovelha contaminada com sarna, basta apenas uma para contagiar todo o rebanho. Se uma destas entrar no redil pela porta falsa do mundo, deixe-a de fora em Nome de Jesus, pois é “como o lobo entre as ovelhas” (ver Mt.7,15 Jo 10,1).Jesus, “em vez de Jesús, “ em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus”. (Hebr. 12,2).
2-Em abnegarse: "que renuncie a si mesmo": O que quer seguir-me, imitar-me, deve gloriar-se somente com a pobreza, as humilhações, e aos padecimentos de minha Cruz: “que renuncie a si mesmo”. Meu amor está em desejar tanto seguir-me que colocará todo coração no Reino sem medir as dificuldades.“Fora do meio de vocês os soberbos “iluminados” por suas próprias luzes e talentos, os charlatões que amam muito o ruído, os devotos orgulhosos que, dizem “Não somos como os demais” (Lc. 18,11), os que não podem suportar que os censurem, sem justificar-se, que os ataquem, sem que se defendam. ** Santa Tereza D’avila, costumava dizer que mensuramos nosso nível de santidade pela condição que temos de não nos defendermos quando nos atacam, censuram, ou criticam. Ela ensinava que pelo caminho da abnegação e humilhação mais rapidamente se torna santo, principalmente quando: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” (Mt 5, 11-12)“Não admitam você pessoas delicadas (sensíveis) que recusem a menor moléstia, que gritam e se queixam na mais leve dor”.
3-O padecer: "que carregue sua cruz"A Cruz são suas humilhações, menosprezo, dores, enfermidades, pobrezas, tentações, seqüelas, abandonos, penalidades espirituais e todo tipo de cincunstâncias duras ou difíceis.Deus não se alegra com o sofrimento de ninguém. Porém Deus tira suas maiores vitórias contra o inimigo se seus filhos levam o sifrimento com amor e confiança em Deus. A Cruz nos purifica de tantos apegos a carne e ao mundo e nos ajuda a buscar primeiro o Reino de Deus.Deus sabe e tem sob sua providência cada Cruz que tenhamos que levar. De maneira nenhuma nos mandará uma Cruz, sem que Ele nos dê a graça necessária levá-la, mas isto se lhe pedirmos. Ele sabe a cruz que nos convém.“Que cada um carregue sua própria Cruz com entusiasmo e valentia. A Cruz que minha Sabedoria lhe fabrico, com número, peso e medida, como fruto do amor infinito que tenho por ti”.“Que carregue”, que não a arraste, nem a recuse, nem a corte, nem a oculte. Em outras palavras, que se leve com as mãos ao alto, sem impaciência, nem repugnância, sem queixas, nem críticas voluntárias, sem meias escritas nem remendos.“Que a plante em seu coração por amor, para transforma-la em sarça ardente, que dia e noite se abrase em puro amor de Deus, sem que chegue a consumir-se...pois que nada há tão necessário, tão útil, tão doce e tão glorioso que padecer algo por Jesus Cristo”S. Paulo diz : S. PaUlo: " Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. " (Gal. 6,14).Nada tão necessário como carregar a Cruz..A Cruz é necessária para nós pecadores. As cruzes desta vida nos ajudam a unirmos a Cristo e não cair no castigo do inferno que todos merecemos.
Não pensemos que estamos seguros de não ir ao Inferno, pois muitos crendo serem bons estavam seguros de si mesmos, e acabaram se descuidados e acabaram por condenados. Pensamos isto quando sofremos alguma pena? Estaríamos contentes de sofrer agora se pois pensarmos que o Purgatório é um padecer horrível. Muitos vão ali por haver-se conformado com confissões rápidas. Vale a pena padecer agora e arrancar do demônio o livro da morte (Col. 2,14) em que ele leva anotados todos nossos pecados e o castigo que merecem. Na outra vida tudo se paga até o último centavo (Mt. 5,26), até a última palavra ociosa ( Mt. 12,36). Esse mal pensamento, essa palavra que se levou ao vento, serão castigados com espantosos tormentos ( Hb 10,31).Não é que a Deus falte a misericórdia. Mas bem há que entender que a misericórdia se consegue se nos abrimos a Cruz. Jesus nos disse: “podeis beber o cálice”? (Mt. 20,22) Execelente coisa é desejar a glória de Deus. Porém desejá-la e pedi-la sem se decidir a padece-la é uma loucura e um pedido extravagante. “Não sabem o que pedem”. Em realidade para ser amigos de Deus e para entrar no reino”Temos que caminhar muito, passar por muitas tribulações” ( Atos14,22)A Cruz Necessária para os filhos de Deus.Com razão nos gloriamos de ser filhos de Deus, porém também devemos gloriarrnos de sofrer com Ele.“Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho” LER Carta aos Hebreus 12, 5-11.A Cruz é necesaria para os discipulos de Cristo CrucificadoLER.: (1 Cor. 1,22-24). .(Mat. 11,25) . (1 Cor. 2,2)
A cruz es necessaria para os membros de Jesus Cristo.Somos membros de Jesus Cristo, somos seu corpo: Que honra! Porém somos chamados a padecer com Ele.Se a cabeça de Cristo está coroada de espinhos (Mt 27,29), estarão os membros coroados de rosas?Se a cabeça é escarneada a caminho do Calvário (Mc 14,65), quererão os membros viverem perfumados?Se a cabeça não tem onde reclinar-se (Mt 8,20), descansarão os membros entre plumas? Isso seria uma monstruosidade! Não vivam ilusões.Estes Cristãos que se vê em todas as partes trajados da moda, em extremo delicados...não são os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo Crucificado. Quantas caricaturas de cristãos que...enquanto fazem com uma mão o sinal da Cruz, com seus inimigos em seus corações!Se Cristo é nossa cabeça, aceitemos com Ele a Cruz por amor. Pois é necessário que o discípulo seja tratado como seu Mestre, os membros como a cabeça. E, se o céu nos oferece como a Santa Catarina de Sena uma coroa de espinhos e outra de rosas, escolhamos a de espinhos e ponhamo-la em nossa cabeça para assemelharmos mais a Jesus Cristo.Ver a Cruz sabendo que somos pedras vivas.Somos pedras vivas do templo. Nos dispomos a ser moldados pela cruz para nos tornarmos pedras polidas e prontas para serem assentadas.Não resistir ao Senhor que como Arquiteto amoroso da golpes de martelo para converter-nos em belas pedras para seu edifício.Há que sofrer como os Santos.Jesus Crucificado e Maria a seus pés, seu coração transpassado por uma espada. Esta é a Cruz. Se entendemos que ter a apreciação popular é ser cristão, não seguiremos a Jesus.Vejamos bem os Santos. Eles seguiram o exemplo de Jesus com heróica fidelidade sem comparar-se ao mundo e nem conformar-se com a mediocridade espiritual.Devemos conhecer e refletir a miúdo sobre suas vidas para ver a grandeza do amor que viveram. Estamos unidos aos Santos em torno de Cristo, pela Comunhão dos Santos. Eles são uma “imensa nuvem de testemunhos”( Hb 12,1). Podemos então eximir-nos de imita-los no seu amor a cruz? Se não sofremos como santos, o faremos como malditos. Não é possível, ao final evitar o sofrimento. Se não sofremos como o Senhor, então não teremos Seu consolo , sua graça. S em a ajuda de Jesus, sofremos sozinhos e ainda teremos o peso do demônio: a impaciência, a murmuração e ao final o inferno. Nada tão doce como a Cruz.Temos uma forte tendência de conformar-nos como “não fazer nda de mal” e não dispomos a sofrer por amor a Jesus. Todos nós cristãos cremos na Cruz porém perdemos consciência de sua realidade. Vamos vivendo na teoria. O mundo nos vai fazendo minimizar a atualidade por que a lei do mundo é: evitar o sofrimento a todo custo. Nada se pode esperar dos cristãos assim, são terras que não produzem...Se sofremos por amor a Deus, a Cruz se fará mais e mais suaves porque a carne terá menos domínio sobre nós:“A Cruz abraçada é a menos pesada” Santa Tereza D’avila.Nada tão glorioso.Os Santos gozavam no Espirito em meio dos tormentos. A alegria da Cruz é maior que a de prisioneisos liberados da prisão. Devemos estar alegres nas provas, saltar de alegria na perseguição não porque nos dá prazer os sofrimentos mas por que Deus vem nos socorrer. Por isso dizia Santa Teresa D’avila: “Ou padecer ou morrer”O mundo chama a Cruz: “loucura, infâmia, necessidade por que estão cegos e a julgam humanamente. Porém para nós a Cruz é a Glória ( I Cor. 1, 1-2). São Pedro e Paulo são mais gloriosos por suas prisões e açoites que por terem sido arrebatados em êtasishttp://www.corazones.org/santos/luis_montfort.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário