sábado, 12 de setembro de 2009

6º Fórum Nacional de Defesa Civil dia 10 e 11 de setembro em Teresina

6º Fórum Nacional de Defesa Civil que aconteceu dia 10 e 11 de setembro de 2009 em Teresina. O evento teve o tema “Um novo olhar sobre a Defesa Civil” e teve o objetivo de fazer um intercâmbio de experiências entre as Defesas Civis de todo o país. No evento foi apresentado planos de ação de cidades consideradas modelo como São Francisco do Conde – BA. Mas as discussões que mais chamaram atenção foram a da prof. Cilene Victor “Comunicação como ferramenta de prevenção de desastres” e a do professor Luís Carlos Molion “Mudanças Climáticas - Causas e Efeitos”.
Na sua exposição a professora Cilene Victor falou sobre a necessidade de dar voz à população e aos cientistas para as reportagens. E isso vale não só para casos de desastres, prevenção deles, mas também para todos os assuntos. O que se vê hoje é a priorização das fontes oficiais em detrimento das outras fontes, colocando os governos como únicos detentores da palavra. Outra necessidade que foi apontada também foi a capacitação de comunicadores/as populares nas comunidades. Esses que não precisam ser gente formada na área, mas gente que detenha o conhecimento e que tenha o poder de influenciar e multiplicar conhecimento dentro das comunidades.
Mas a mensagem principal foi buscar meios alternativos de comunicação com as pessoas, não priorizando os grandes meios de comunicação. Pois há muito mais interesse por trás das notícias que supõe a nossa vã filosofia... E isso não acontece somente aqui no Pi não. Mas na intocável imprensa “livre” de SP também. Na oficina específica para profissionais de comunicação, infelizmente a figura do Secretário Fernando Monteiro estava lá para monitorar a conversa. A palestra do Professor Molion desmistificou todo o conceito de Aquecimento Global que nos é passado hoje. Confesso que fiquei um pouco chocada quando ele disse que a causa do aquecimento global não é antrópica (não é provocada pelo homem), mas é um fenômeno natural e que de agora em diante a tendência é de o planeta passar por um resfriamento. Isso mesmo que vocês leram, um RESFRIAMENTO. Uma tese bem interessante e pertinente se você estiver aberto aos argumentos do cientista.
De acordo com ele, o calorão que Teresina passa hoje é um resultado da “Ilha de Calor” provocada por muito concreto, muito asfalto e poucas arvores. As árvores são as principais responsáveis pela manutenção da umidade do ar e água necessária para a formação das chuvas permanentes. Funciona como a pele: o suor é o responsável pelo resfriamento do corpo. As arvores são responsáveis pelo resfriamento da atmosfera.
As chuvas que estão ocorrendo são de responsabilidade do aquecimento do Oceano Pacífico, fato que acontece de tempos em tempos (tipo no intervalo de 50 anos). Uma tese bem interessante que quem tiver interesse em ver um pouco mais tem um artigo disponível
.
Essas observações são interessantes para que se possa monitorar o meio ambiente e tentar conviver com suas mudanças. Segundo o pesquisador, de agora em diante sofreremos com invernos mais severos e secas mais prolongadas. Então, como o período chuvoso se concentrará em determinada época do ano e depois disso ficará mais difícil de cair uma gota sequer de chuva, é necessário que pensemos na ampliação de Políticas de Convivência com o Clima Semiárido em mais formas de armazenamento de água. E também para quem vive em lugares de clima mais frio, convivência com as geadas que serão mais rigorosas a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário